Ateu explica razão de manifestos mundiais


Ateu explica razão de manifestos mundiais

Empolgado com o sucesso de movimentos ateus pelo mundo, como os outdoors anti-cristãos e o fenômeno em vendas de livros como Deus não é grande e Deus – Um delírio, Francisco Marshall, 44 anos, concedeu uma entrevista ao Jornal Zero tentando explicar o porquê da razão dos manifestos ateus. “A sociedade está interessada em atualizar o debate”, sugere o oriundo de uma tradicional família católica (seu tio-bisavô foi João Becker, arcebispo da Capital por três décadas) que optou por tornar-se uma das vozes no Estado da Atea – a primeira entidade juridicamente constituída no Brasil, que visa tornar público o argumento ateísta.

Professor do Departamento de História da UFRGS e curador cultural do StudioClio, Marshall ressaltou que as prioridades do movimento são as campanhas públicas que tentem invalidar a existência de Deus e “evitar o constrangimento” de ateus. “A resistência ao ateu é muito forte. Não aceitamos mais que o ateu seja de qualquer maneira associado a algum mal moral”, disse o integrante da Atea.

Entre os “constrangimentos” que alegam sofrer, o historiador cita o caso do jornalista da TV Band, José Luiz Datena, que ao examinar a conduta de um assassino de crianças disse em rede nacional que só poderia se tratar de um ateu, um homem que não tinha Deus no coração. “Não havia nenhuma informação sobre se o criminoso era ateu ou não. O Datena não estava só atacando o cara, estava associando o ateísmo a uma perfídia inominável. Isso está sendo objeto de processos movidos pela Atea”, ameaça.

Quando perguntado se seria preconceito a presença de cruzes em tribunais, o professor Marchall disse que as pessoas estão acostumadas a serem confessionais. “Geralmente vem da ordem familiar e é reforçado pela comunidade. É o estado natural. No Judiciário, há dificuldade dos juízes de perceber que o cristianismo é um segmento da cultura e que o Brasil é mais complexo do que isso. Juiz citando a Bíblia, como acontece, é o fim da picada.

Por Henrique Rodrigues / CPAD News /Zero Hora

Tags: ,

Escreva Aqui seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: