Iraque sobe oito posições na lista dos países mais perigosos para cristãos


Iraque sobe oito posições na lista dos países mais perigosos para cristãos

Iraque subiu nove pontos na lista deste ano da World Watch, que classifica os países com base na perseguição aos cristãos.

Portas Abertas, um ministério que apóia cristãos perseguidos, classificou o Iraque como 8º, que antes estava em 17º no World Watch List 2011.

O país sofreu o seu pior ano da perseguição aos cristãos desde a invasão de 2003 liderada pelos EUA.

A ofensiva de ataques no Iraque começou com o massacre da igreja de Bagdá em 31 de outubro, que matou 58 pessoas. O devastador ataque foi seguido por implacáveis bombardeios e tiroteios contra os cristãos em todo o Iraque, incluindo os incidentes em que os militantes invadiram casas cristãs e mataram pessoas. Uma série de dez bombas explodiram em casas de famílias cristãs em Bagdá em 30 de dezembro, matando duas pessoas e ferindo mais de uma dúzia.

Pelo menos 90 cristãos foram mortos no ano passado no Iraque, enquanto outras centenas ficaram feridos em ataques com bombas e armas, de acordo com a Portas Abertas.

Oito dos dez países mais perigosos para os cristãos são de maioria muçulmana.

“Em 55 anos trabalhando com os cristãos perseguidos, tentamos sempre responder a apenas uma pergunta – o que eles (cristãos perseguidos) precisam? A razão para fazermos o World Watch List é uma resposta a esta pergunta. Queremos tornar o mundo mais consciente acerca do que está acontecendo em seu país”, disse Carl Moeller, presidente / CEO da Portas Abertas EUA.
A lista anual, compilada pelo Departamento de Pesquisa da Open Doors International, ajuda os cristãos a direcionar as suas orações. É também uma poderosa ferramenta para ajudar governos e organismos de políticas públicas a entender a perseguição aos cristãos ao redor do mundo.

A lista foi usada pelo Departamento de Estado dos EUA, da Comissão sobre Liberdade Religiosa Internacional, e da União Europeia, segundo Moeller.

O relatório afirma que a perseguição aumentou em sete dos dez países no topo da lista, embora que em alguns casos a classificação dos países não tenha se alterado. O Afeganistão subiu de  6º para o  3º e o Uzbequistão, de 10º para o 9º.
Apesar de não fazer a lista dos dez melhores, a Portas Abertas destaque Paquistão, em seu relatório, observando que ele saltou de 14º para 11º neste ano.

A comunista Coréia do Norte, por sua vez, liderou a lista pelo nono ano consecutivo.

O World Watch List é baseada em um extenso questionário enviado pela Open Doors a co-trabalhadores, líderes de igrejas e especialistas reconhecidos em 77 sociedades. O questionário analisa todos os aspectos de perseguição, incluindo o grau de restrição legal, as atitudes do Estado, como a igreja está livre de se organizar, assim como incidentes de perseguição, como igrejas queimadas, os motins anti-cristãos e até mesmo o martírio.

Lista dos dez países mais perseguidos:
1. Coréia do Norte
2. Irão
3. Afeganistão
4. Arábia saudita
5. Somália
6. Maldivas
7. Iémen
8. Iraque
9. Uzbequistão
10.Laos

Fonte: Christian Today/CPADNews

Escreva Aqui seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: