Congregação Cristã no Brasil enfrenta escândalos e dissidências


Fundada em 1910 a Igreja Congregação do Brasil ocupava em 2000 o 6º lugar no ranking mundial em número de membros pentecostais, de acordo com a Pentecostalism Encyclopedia (Enciclopédia Pentecostal – uma publicação americana que monitora o crescimento dos pentecostais no mundo), mas hoje a denominação tem passado por um série de escândalos e dissidências que tem dividido e afastados seus fiéis.

A CCB evita qualquer tipo de contato com a A.D. Ao se referir a A.D – e também as demais igrejas evangélicas – a CCB utiliza o termo pejorativo de “primos”. Aos que decidem frequentar suas congregações, ordena que sejam novamente batizados e se submetam a regras rígidas de comportamento e de expressão social. Caso seja pego em prática de adultério, o membro é destituído de suas obrigações na Igreja e evita-se qualquer tipo de contato com ele – isso porque, segundo eles, o adultério é um pecado contra o Espírito Santo ao qual não existe possibilidade de perdão.

Interpretações como essas e outras mais são um dos motivos do surgimento de inúmeros grupos dissidentes da Congregação Cristã no Brasil, ainda na década de 50. A primeira ruptura de que se tem notícia ocorreu no alto escalão da CCB, com a saída do cooperador Aldo Ferreti que abdicou do seu cargo para fundar a Igreja Renovadora Cristã.

Nos anos seguintes novos grupos dissidentes surgiram da CCB, tais como:

Igreja Cristã Remanescente (fundada em 1967 pelo ancião Nilson Santos, em Telêmaco Borba, PR);

Congregação Cristã no Brasil Renovada (fundada em 1991 pelo ancião José Valério, em Goiás);

Congregação Cristã do Sétimo Dia (fundada em 1993 pelo ancião Luiz Bento Machado, em Santa Catarina);

Congregação Cristã Apostólica (fundada em 2001 pelo cooperador Antônio Silvério Pereira, em Aparecida de Goiás, GO. Surgiu de uma fusão da Congregação Cristã no Brasil com a Igreja Renovação Cristã);

Congregação Cristã Moriá (fundada em 2004 por Saulo Corcovado Macedo, em Mairinque, SP);

Além de dissidências, a CCB se vê às voltas por uma crise que vem se arrastando desde 2000 e que tem causado prejuízos incalculáveis à instituição. De um lado, há os que argumentam haver um “complô” contra o Conselho, enquanto outros dizem possuir evidências que comprovariam corrupção, homossexualismo e prostituição envolvendo o líder máximo da CCB, o ancião e ex – presidente mundial José Nicolau.

Afastado de sua função no final de 2000, Nicolau – que teria sido alvo de um processo judicial movido por Mário e Lúcio – teve sua credencial definitivamente cassada por ocasião de uma assembléia realizada entre os dias 09 e 13 de abril de 2001, quando Jorge Couri – até então vice – presidente da CCB – interveio para que Nicolau fosse de fato expulso da presidência e abrisse caminho para sua posse. O que de fato ocorreu. Concluído o processo contra José Nicolau, Couri foi empossado como o novo presidente da Congregação Cristã no Brasil e uma nova batalha judicial teve início.

Jorge Couri foi empossado presidente e José Nicolau seguiu impedido de exercer seu ministério. No entanto, passados alguns dias da posse de Couri, o motorista Sérgio – que segundo a circular teria se arrependido das acusações – procurou o ex-presidente para revelar os detalhes da conspiração criada por Couri e Jeremias Guido. Mesmo após as revelações do motorista, nada foi feito pela Comissão para reverter o quadro.

Há pelo menos 11 anos Couri segue na direção da CCB e enfrenta acusações de desvio de verbas – algo em torno de 20 milhões -, acobertamento de anciões e falsidade ideológica. Juntamente com Jeremias Guido e Sergio Anísio Soares Alves (o motorista), Couri é alvo de um processo impetrado na 8º Delegacia de São Paulo – IP 343/2008, com acusações de estelionato e crime contra a honra. Dois anos antes, o comerciante e membro da CCB de Piedade, José Aparecido da Cruz, foi acusado pelo Ministério Público de ter desviado R$ 19. 962 00 do setor de assistência social da Igreja. Casos como esse demonstram que a corrupção saiu do alto escalão da CCB para se alastrar pelas congregações, havendo até mesmo denúncias de estelionato envolvendo anciões do Japão e em outros países onde a instituição se faz presente (algo em torno de 80).

Além de processos judiciais, Couri também acumulou inimigos dentro e fora da CCB. Grupos reformistas, como a CCB a Verdade – um site criado por anciões que veicula denúncias contra o atual presidente e prega o retorno ao “primitivismo congregacional” – tem deflagrado uma crise sem precedentes dentro da instituição. Mudanças na liturgia – como a proibição de os membros darem glória a Deus nos cultos e a forma de coleta da oferta da piedade – também são motivos de desentendimentos e troca de acusações. Um dossiê completo sobre a crise na CCB pode ser visto no site ccbverdade.com.br e no Scribd.

Não por acaso, a crise vivida pela CCB ocorre em meio às comemorações do centenário – algo semelhante acontece na CGADB, com denúncias envolvendo os líderes da Assembleia de Deus do Belém, como favorecimento da família Bezerra da Costa e problemas nas contas da Convenção. Ambas as instituições fazem parte da chamada “onda Pentecostal” (termo utilizado pela imprensa e estudiosos do pentecostalismo) que demarcaram o início do Pentecostalismo no Brasil, lá pelos idos do começo do século XXI. Por triste coincidência, adentraram ao centenário em meio a uma crise sem precedentes e que promete abrir novas feridas nas duas principais representantes do pentecostalismo brasileiro – embora, como dissemos, existam inúmeras diferenças entre a irmandade e os assembleianos. No entanto, este é um tema para uma futura reflexão.

Com informações INPR Brasil

Anúncios

13 Comentários to “Congregação Cristã no Brasil enfrenta escândalos e dissidências”

  1. eu fui dela membro durante 14 anos sai dela faz 5 anos e deus nunca mostrou para nehum deles me fazer uma vizita como eles mesmo falam sera que deus nao gosta da minha familia eu e minha esposa e meus filhos nao pecamos diante de deus eu e minha esposa procuramos um lugar a onde nos tambem participasemos do corpo da igreja e nao ficar so sentado escutando queremos buscar almas para ser salvas queremos irmao amigos e nao ficar afastado e ficar junto so no dia de culto ou reuniao

    • Irmã, primeiramente , Apaz de Deus!!!

      Eu não dependo de ministerio nenhum para fazer amizades , por exemplo eu tenho um clico de irmãos amigos, mas isso eu que fui atras e fiz amizades sinceras, e buscamos a Deus sempre em oração e sou muito feliz com minhas amizades na igreja.

      Eu imagino que o ministerio tem muita ocupação, em trabalhos para sobreviver pois como a irmã sabe não depende da igreja, e alem dos compromissos na obra de Deus, eu não coloco julgo no ministerio porque não deve ser facil.

      Aconselho a irmã a buscar a guia de Deus neste assunto, Deus irá te iluminar para ficar amigos de muitas irmãos , familias sinceras, sem buscar interesses nisso ou naquilo.

      Espero ter ajudado

      Deus te abençoe!

    • IRMAO AGNALDO A PAZ DE DEUS ,EU ACREDITO MUITO Q VC JA VOLTOU PARA CCB,MAS SE AINDA NAO
      TE DIGO VOLTE,POR MUITOS ANOS FUI DE OUTRAS,MAS AQUI ENCONTREI A REVELACAO DA PALAVRA
      Q NENHUMA EXISTE ,MAS DETALHES PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO,JOAO BOSCO 66/34811207

  2. ApdD!
    Por favor, não devemos nos preocupar com os costumes das denominações pois Jesus mesmo disse que teriam vários apriscos, quanto a escandâlos sabemos que não existe igreja perfeita e devemos olhar para Jesus e todas denominações existem fiéis que irão e que não irão para o céu(mesmo que seus líderes ensinem algo errado o fiel pode estar salvo). Uma coisa sei, que mesmo que exista que alguns irmãos na Congregação Cristã que achem que só ali exista a salvação ou critiquem outras denominação, isso não é generalizado e posso garantir que a intenção dos costumes é a de não deixar entrar costumes mundanos entrar; e consagrar-se a Deus e cada um tem uma chamada para determinado ministério (Igreja) e sei uma coisa: Frequentei várias Igrejas Evangélicas e posso garantir que DEUS fala na Congregação Cristã de verdade sinto a Virtude do Senhor e sei que em outras também DEUS fala, mas ali é DEUS puro e se procurar frequentar por alguns meses vc pode sentir a comunhão com o Altíssimo e se procurar defeitos eu garanto que achará nela ou em qualquer outra… A questão é ir, ver e saber que o Senhor faça a obra sem julgar ou olhar para o homem; mas ali os féis apenas se consagram a Deus em seus costumes e quem achar que só ali salva ou julgar outras denominações está pecando e escandalizando. O importante é que cada um faça sua parte no aprisco que Deus chamar.
    Deus abençoe!

    • irmão penso desta mesma forma…hj estou frequentando uma outra denominação pq casei com um homem da mesma, no começo eu me sentia bem mas hj me sinto doente espiritualmente falando e sinto falta daquela comunhão e da palavra que eu ouvia que era pura e eficaz.

  3. Nós servos de DEUS temos que ter em nós o discernimento para saber tudo o que verdadeiramente vem do Senhor.’ Placa de igreja não salva ninguém .. e Falar mal de irmãos nossos que foram lavados no mesmo sangue que nós, nos colocamos em baixo do julgo do Senhor também irmãos.’
    Sirvo a DEUS na Congregação, mas ja fui fazer visitas na Assembléia de DEUS, dentre outras denominações e muito tenho me alegrado, pois independente do lugar nós vemos o amor dos povos em servir ao Senhor.’

    Essa reportagem expõe muitas mentiras amados ..’
    E é comprovado a cada dia que o povo do Senhor tanto na congregação como em outras igrejas cresce imensamente.’

    sem mais .. e tomem juízo meus amados .. o fim tah aí .. não vamos ser loucos, temos que ser prudentes.

    A paz de DEUS povo do Senhor

    • O SENHOR DEUS VEM VINDO AÍ; E SUBIRÁ OS VERDADEIROS ADORADORES…INDEPENDENTE DE ONDE ESTEJAM…APDDEUS.

  4. QUERIDA IRMANDADE FUI POR TODAS AS RELIGIOES MAIS ,GRANDE DO NOSSO PAIS,MAS ENCONTREI
    NA CCB OQ NEHUMAS DELAS EXISTE A REVELACAO DA SANTA PALAVRA DE DEUS,ESTA GRACA E UMA
    JOIA VAMOS CUIDAR DELA?

  5. fui da ccb durante 25 anos sou casado com uma mulher totalmente cristã na doutrina porém cega, para as outras coisa durante todo este tempo nunca fui visitado por obra da piedade mesmo nos momentos mais ruins da minha vida nem pelos famigerados irmãos que só aparecem para pedir ajuda quando vc esta bem , tenho uma filha que já mentiu pra mim com a ajuda da mãe pra namorar um dito irmão que aos dezenove anos nunca tinha visto trabalho só vivia de visita
    me digam que graça é esta???

  6. Eu acho que tudo isso que foi escrito, são pessoas que não estão interessados na salvação da alma. Nós estamos aqui neste mundo de passagem, não vamos olhar as coisas erradas que outros fazem o problema é deles, Eles no último dia irão dar conta de tudo o que fizeram. Vamos olhar para o Salvador de nossas almas que é Jesus Cristo. Somente ele é perfeito Ele deu a sua vida por nós. Deus é que nos socorre, se alguem não recebe visita de outros membros da igreja, isso não é motivo para deixar de ir na igreja. Não se deixe levar por fofocas, pois diz na palavra de Deus que nos últimos dias o amor de muitos esfriaria por ver a iniquidade no povo de Deus e é isso que está acontecendo. Deus é maravilhoso Ele conhece você e sabe de tudo. Não esmoreça na fé. Por que tudo está tão dificil nesta vida. Imagine sem Deus.

  7. Estamos na terra apenas de passagem, devemos fazer o bem sem olhar a quem, buscar em Deus e apenas em Deuas a salvação de nossas almas, pois aquele que andar pelo caminho estreito e dele não se desviar terá vida eterna. Não devemos olhar os erros dos outros e esquecer da trave que está em nossas vistas

  8. Cara, que ridículo, quem escreveu isso não sabe o que fala. As pessoas ouvem alguma coisa e já montam uma tremenda história, que triste.

  9. O nosso modelo é Jesus Cristo, quer entrar no Céu o siga.

Escreva Aqui seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: