Diaconia testa biogestores no Sertão pernambucano


Seis bodes e cabras, dez ovelhas e carneiros e sete bois e vacas são os fornecedores de matéria-prima – as fezes – para a constituição da biomassa que gera gás caseiro na residência de Geraldo e Maria José Nobre, em Afogados da Ingazeira, a 386 quilômetros da capital, Recife.

A cada dia, o casal recolhe 15 quilos de fezes dos animais que, misturados à água, em biodigestor, numa proporção de meio a meio, formam a biomassa geradora de gás para uso doméstico. O gás é transferido do biogestor, colocado nos fundos da residência, para o fogão da cozinha via tubulação.
A tecnologia tem poupado o consumo de lenha no Sertão pernambucano. Construídos pela organização humanitária Diaconia, oitio biogestores estão em funcionamento em Afogados da Ingazeira e em Quixaba, informa o Jornal do Commercio, de Recife.
A construção de um biogestor custa, em média, 1,8 mil reais (cerca de 1,1 mil dólares), incluído material e mão de obra. Um pedreiro e um servente levam cinco dias para construir o biogestor. Os recursos para os biogestores saem do Projeto Dom Hélder Câmara, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Diaconia é uma organização social sem fins lucrativos integrada por 11 denominações cristãs e tem por missão contribuir para a construção da cidadania e garantia dos direitos humanos da população excluída, na perspectiva da transformação social.
A organização desenvolve três programas: de promoção da criança e do adolescente, apoio à agricultura familiar e apoio à ação diaconal das igrejas na região do Nordeste.

Fonte: Notícias Cristãs / ALC

Escreva Aqui seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: