Novo filme, Courageous, da Sherwood Pictures será lançado em setembro


Teólogo judeu fala sobre as lições espirituais que aprendeu com Angry Birds

Se alguém ainda não conhece o Angry Birds é importante ressaltar que trata-se do vídeo game mais popular da história.

Inicialmente era um aplicativo para iPhone, mas ganhou várias versões e já contabiliza 500 milhões de cópias distribuídas em várias línguas.

O rabino Shais Taub experimentou o jogo por influência dos netos e afirma ter encontrado lições espirituais enquanto se divertia.

Ele destaca alguns conceitos para reflexão:

• Os porcos são os maus.

Entre as leis sobre alimentos do livro de Levítico estão as restrições sobre a carne de porco. Existem dois sinais de um animal considerado puro: 1) ele mastiga e rumina e 2) tem cascos fendidos.

O porco é o único animal que tem no seu exterior sinais de ser puro, ou kosher, (cascos fendidos), mas não possuem sinal interior de pureza (rumina). Em outras palavras, exteriormente, o porco parece ser puro, mas somente quando você olha para o que está acontecendo dentro dele vai descobrir que se enganou Por isso o porco, ou o que ela simboliza, é tão repugnante.

O maior inimigo do crescimento espiritual não é uma santidade revelada pela exterior, mas sim o que acontece dentro da pessoa, o que está em seu coração.

• Os porcos tiram os ovos das aves

Há realmente um mandamento bíblico (Deuteronômio 22:6-7 ) mostrando que se alguém deseja tomar os ovos de um ninho de pássaro, deve espantar a mãe deles primeiro.

Uma explicação para isso é que a Lei nos treina para sermos tão compassivos quanto possível. Estamos autorizados a pegar os ovos para nossa alimentação. Mas quando fizermos isso, não devemos forçar a mamãe pássaro a testemunhar algo que a fará sentir grande dor.

Ou seja, mesmo para satisfazer uma necessidade, deve respeitar os sentimentos dos outros, isso faz parte da teia da vida.

• Se eles são pássaros, por que não voam?

A questão que me fiz depois de jogar um pouco é: “Os pássaros precisam de um estilingue? Porque não saem simplesmente voando?

Pareceu-me que suas asas não estão funcionando bem o suficiente para fazerem o seu trabalho. No tradição judaica há o ensino do Zohar, em que as duas emoções opostas, mas complementares, amor e temor são comparados com as duas asas que fazem com que nossas boas ações possam surgir. A tradição diz: “Uma boa ação feita sem amor e temor é como um pássaro sem asas.”

Embora isso possa desestimular alguns a tentar fazer o bem, O objetivo não é esse. “Um pássaro sem asas ainda é um pássaro”, significa que até mesmo se você não sente vontade de fazer o bem, poderá fazê-lo mesmo assim. Force a si mesmo… mesmo que precise (figurativamente) usar um estilingue para ajudá-lo.

Pensando um pouco mais sobre esse estilingue, é fácil notar que quanto mais longe você deseja que o pássaro chegue, mais para trás deve puxar o estilingue. Esta é uma das maiores verdades espirituais. As maiores subidas são sucedidas pelas maiores descidas. Um revés na vida é apenas um empecilho temporário. Vamos usar toda nossa força para sermos lançados às novas e maiores alturas.

• Eles estão irados.

Angry Birds [Pássaros Irados] é um nome apropriado. O Talmude diz: “Sempre deixe a sua inclinação para a raiva ## para o mal. Se os porcos representam a falsa piedade e as aves representam nossas boas obras então é natural que os pássaros estejam com raiva!

• As casas dos porcos estão implorando para serem derrubadas

As casinhas dos porcos no jogo são bem elaboradas e, ao mesmo tempo, tão precárias. Eles tiveram tanto trabalho construindo essas estruturas complexas, mas com a pressão bem colocada de alguns pássaros elas são facilmente destruídas.

É como se os porcos, inconscientemente, desejassem que suas casinhas fossem derrubadas. De maneira semelhante, os nossos “porquinhos” (forças negativas que encontramos na vida) conseguem até criar obstáculos complexos para o futuro, mas na verdade eles nos desafiam a superá-los.

O Judaísmo ensina que a inclinação para o mal colocada dentro de nós a disposição de resistir a ele. Aquilo que parece ser uma oposição às nossas boas ações, no fundo apenas nos faz querer derrota-lo.

• Os diferentes tipos de pássaros.

Existem vários tipos diferentes de aves no jogo.

O pássaro azul é pequeno e leve. Seu maior poder é conseguir se dividir em três. O ego humano sempre tenta nos dizer que quanto maior, melhor. Porém, quando você é pequeno, a solução pode ser ficar ainda menor. A humildade pode o ajudar a penetrar onde a força bruta não consegue.

O pássaro amarelo acelera e consegue cortar objetos com seu corpo triangular.
Curiosamente, embora destrua facilmente a madeira, é ineficaz contra o gelo, mesmo que o gelo seja mais frágil que a madeira. De todos os obstáculos emocionais em nosso caminho espiritual, o mais difícil de lidar é o “gelo”. Frieza e apatia com as coisas de Deus são mais difíceis de vencer se usarmos apenas a força.

O pássaro branco tem pouco impacto com o corpo, mas lança ovos explodem ao cair e são bastante eficazes. Em algumas áreas da vida, é mais produtivo não nos envolvermos diretamente, mas devemos saber usar as ferramentas que estão à nossa disposição. Por exemplo, eu não preciso gastar todas a minha energia tentando resolver sozinho uma dificuldade, uma vez que tenho, por exemplo o poder da oração a meu dispor.

Por outro lado… o pássaro preto é o oposto exato do pássaro branco. Ele explode como uma bomba. Para realizar a sua tarefa, ele precisa se doar por inteiro. Em certas áreas da vida precisamos nos lançar com tudo o que temos, não há outra alternativa. Se eu não entender isso posso me arrepender depois. Sim, posso orar pelos meus filhos, mas criá-los requer dedicação por toda a vida.

Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de Huffington Post

Anúncios

Escreva Aqui seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: