Hugo Chávez “reinventa” presépio e se coloca ao lado de Jesus


Hugo Chávez “reinventa” presépio e se coloca ao lado de Jesus

No relato da Bíblia, pastores e magos prestam homenagem ao divino recém-nascido. Na Venezuela, Hugo Chávez também aparece ao lado de Jesus na manjedoura.

A cena inusitada é de um presépio em Caracas que mostra presidente socialista e outras figuras políticas diante do ‘berço’. A decisão, claro dividiu opiniões no país. “Isso não tem nada a ver com a cena do Natal e com a religião. Não gosto disso”, reclama Arnaldo Amundaray, que passava pelo local.

Para os seguidores de Chávez e os criadores do presépio, a cena nada mais é que um tributo legítimo e inocente ao líder. “Nossa intenção é mostrar todos os feitos da revolução. A mídia não fala das coisas boas que o presidente Chávez tem feito”, explica Maria Alejandra Mijares, funcionária do Ministério da Mulher que participou na criação do presépio.

Além da imagem cristã tradicional, há uma “homenagem” a algumas das políticas mais populares implantadas por Chávez durante seus anos de governo.

Por exemplo, para simbolizar seus feitos na infraestrutura do país, há um teleférico e a réplica de uma mini-favela. Os projetos sociais, como as clínicas de saúde, também estão representadas. No centro da representação, perto do berço de Jesus estão Chávez e Simón Bolívar, herói da independência do século 18. Em outra parte do cenário, há uma foto do presidente Chávez segurando uma criança.

Yasmina Ereu, também funcionária do Ministério da Mulher, apoia a iniciativa. “Assim como o cristianismo, a revolução fala de amor. Algumas pessoas ficaram fascinadas. Outras não gostaram. Esse é um país democrático, todos podem ter sua opinião.”

O presidente venezuelano de 57 anos tem uma filosofia de vida “sincrética”.  Ele faz referências tanto a Marx quanto a Jesus, enquanto fala constantemente sobre o espírito de luta de Bolívar. Nos últimos tempos tem lutado contra um câncer que o obrigou a raspar a cabeça, mas não o impediu de continuar governando com mão de ferro.

Ele inspira ódio nos inimigos, que o veem como um ditador que atrasou seu país. Seus  simpatizantes, que vivem nas regiões mais pobres, manifestam por ele um amor quase religioso.

Perto do presépio, há uma loja que vende bonecas, camisetas, canecas e outras bugigangas  com a imagem do presidente. Carlos Bonilla, responsável pelas vendas acredita na reeleição no próximo ano: “80% dos venezuelanos estão com ele. Esse processo não vai parar”.

Fonte: Gospel Prime

Anúncios

Escreva Aqui seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: