“Outubro Rosa” prevenção do câncer de mama.


outubro rosa 3Neste mês, acontece o Outubro Rosa, um movimento criado para incentivar a prevenção do câncer de mama e lembrar a importância de manter uma rotina de cuidados com a saúde dos seios.

O primeiro e mais simples é o auto – exame, que deve ser feito mensalmente após a menstruação a partir dos 20 anos e, com ainda mais cautela, na menopausa. Igualmente importantes, são as visitas ao ginecologista e as mamografias, feitas anualmente após os 40 anos ou se existir um caso de câncer de mama em mãe ou irmã.

Sintomas que também merecem atenção especial são as dores, inchaços e aumento da sensibilidade dos seios que ocorrem na tensão pré-menstrual. Em alguns casos, cistos se formam com a retenção de líquidos nas mamas, em outros, um distúrbio na produção de hormônios deixa os seios doloridos e inflamados. Se notar algo diferente, procure um médico para investigar as causas e prescrever o melhor tratamento.

Além das consultas e exames de rotina, alguns cuidados diários ajudam a manter os seios saudáveis e bonitos. Estrias, flacidez e o envelhecimento precoce da pele podem ser evitados com o uso diário de um hidratante, os mais indicados são os óleos e cremes à base de semente de uva, colágeno, elastina e vitamina C.

Hábitos saudáveis também contribuem muito. Ter uma alimentação balanceada, não fumar e praticar atividade física regularmente faz bem para o corpo todo, especialmente para o seio. É comprovado: mulheres que levam uma vida saudável têm menos chances de desenvolver doenças da mama.

05 passos para prevenir o câncer de mama

Sim, é possível investir em bons hábitos para ajudar a evitar a doença. Dá uma olhada no que você pode e dever fazer pela sua saúde e a dos seios.

Manter o peso ideal

cancer-mama-toque-foto-seios-testeO excesso de peso pode sim influenciar no desenvolvimento da doença já que o tecido adiposo aumenta a produção do hormônio estrógeno, diretamente relacionado ao câncer. Por isso, cuide com a obesidade e fique de olho no peso, principalmente após a menopausa.

Praticar exercícios

Exercícios físicos ajudam a manter o peso, afastar o estresse e deixar o organismo equilibrado, tudo o que contribui para a prevenção da doença. Além disso, pesquisadores acreditam que se exercitar reduz a produção dos hormônios ligados ao desenvolvimento do câncer.

Soja e peixe

Os peixes são ricos em ômega 3, substância antioxidante que pode ajudar  a diminuir os riscos da doença em mais de 30%. Já a soja possui isoflavona que funciona para reduzir os sintomas da menopausa sem interferir no crescimento das células, como acontece com outras reposições hormonais.

Sem álcool e cigarro

O tabagismo você já sabe que contribui para vários tipos de câncer, inclusive o de mama. Estudos apontam que consumir mais de 01 dose diária de bebida alcóolica aumenta em 30% as chances de câncer de mama.

Vegetais na dieta

Os vegetais verde-escuros como couve, espinafre, rúcula e brócolis são ricos em glucosinolatos que ajudam a prevenir o câncer. O licopeno presente no tomate e vegetais de cor vermelha também é um bom aliado.  Mas para aproveitar o benefício destes alimentos o melhor é consumi-los cru.

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